quarta-feira, 9 de novembro de 2016

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EXAME SELETIVO 2017

 

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA

Av. Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE
CNPJ 11.115.011/0001-33 – Fones(087) 3831-1035 www.coleiodeaplicacao.blogspot.com 




CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2017

6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ü  LÍNGUA PORTUGUESA



  • Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Sons e Letras
1.2 – Estudo de vocabulário
1.3 – Padrão culto e uso coloquial da linguagem.

2 – Morfologia : Identificação e Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome

3 – Sintaxe

3.1 – Frase – Oração
3.2 – Termos essenciais da oração

4 – Semântica

4.1 – Sinonímia e Antonímia  
4. 2 – Denotação e Conotação

  • Compreensão de Textos:

1 – Estrutura do texto: Mensagem, ideia central e ideias secundárias.
1.2- Significação contextual de palavras e expressões;
1.3- Tipo textual de certos segmentos do texto: descritivo, narrativo e dissertativo.
1.4 -Gêneros textuais: conto, crônica, cartum, charge, tira, poema, romance, reportagem, notícia, entrevista, artigo de opinião

Redação

A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão linguística.
A prova consistirá na elaboração de texto: narrativo, descritivo ou dissertativo.
Na redação, o desempenho do aluno será avaliado em três itens:
1)domínio da língua escrita
2)compreensão da proposta
3)argumentos



ü  MATEMÁTICA


  • Sistema de Numeração Decimal
  • Números Ordinais e Cardinais
  • Noções de Conjuntos
  • Conjunto dos Números Naturais
  • Operações Fundamentais
  • Expressões Numéricas
  • Noções de Dobro, Triplo, Quádruplo e Quíntuplo.
  • Múltiplos e Divisores
  • Máximo Divisor Comum
  • Mínimo Múltiplo Comum
  • Problemas
  • Sistema de Unidade de Medir
  • Ângulos
  • Perímetro de polígonos
  • Sólidos Geométricos

________________________________________________________________________

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2017

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ü  LÍNGUA PORTUGUESA


  • Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Padrão culto e uso coloquial da
          linguagem
1.2 –  Emprego de vocabulário 
1.3 – Sons e Letras
1.4 – Ortografia -(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
2 – Morfologia : Identificação e Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome
2.5 – Numeral
2.6 – Advérbio

3 – Sintaxe

3.1 – Frase e Oração
3.2 – Termos essenciais da oração

4 – Semântica

4.1 – Sinonímia  e Antonímia  
4. 2 – Denotação e Conotação

  • Compreensão de Textos:

1 – Estrutura do texto: Mensagem, ideia central e ideias secundárias.
1.2- Significação contextual de palavras e expressões;
1.3- Tipo textual de certos segmentos do texto: descritivo,narrativo e dissertativo.
1.4 -Gêneros textuais: conto, crônica, cartum, charge, tira, poema, romance, reportagem, notícia, entrevista, artigo de opinião.


Redação

A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão linguística.
A prova consistirá na elaboração de texto:narrativo, descritivo ou dissertativo.
Na redação, o desempenho do aluno será avaliado em três itens:
1)domínio da língua escrita
2)compreensão da proposta
3)argumentos



ü  MATEMÁTICA

  • Sistema de numeração decimal
  • Noções sobre sistema de numeração
       Egípcio e Romano.
  • Números Naturais
  • Operações com números naturais
  • (adição, subtração, multiplicação e divisão)
  • Expressões numéricas envolvendo
as quatro operações
  • Resolução de problemas
  • Potenciação e raiz quadrada
de números naturais
  • Expressões numéricas
  • Múltiplos e divisores
·         Critério de divisibilidade
·         Máximo Divisor Comum
· Mínimo Múltiplo Comum
·         Ângulos
·         Medidas de ângulos
·         Retas paralelas e perpendiculares
·         Triângulos – classificação
Quadriláteros – classificação
·         Perímetro de polígonos
·         Frações
·         Operações com frações
·         Porcentagens
  
_________________________________________________________________________________ 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2017

8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


ü  LÍNGUA PORTUGUESA


  • Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Sons e Letras
1.2 – Emprego de vocabulário
1.3 – Ortografia  Vigente-(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
2 – Morfologia : Identificação e
Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome
2.5 – Numeral
2.6 – Advérbio
2.7 – Interjeição
2.8 – Conjunção 

3 – Sintaxe

3.1 – Frase – Oração e Período
3.2 – Termos essenciais da oração,
          acessórios e integrantes 

4 – Semântica

4.1 – Significação das Palavras:
   Sinonímias – Antonímia e Paronímia.    
4. 2 – Denotação e Conotação

  • Compreensão de Textos:
  • Leitura e análise de textos;

1 – Coerência e Coesão
1.1 – Estrutura do texto: Mensagem, ideia central e ideias secundárias.
1. 2-Apreensão da ideia principal e das secundárias de um parágrafo;
1.3- Gêneros textuais,incluindo o reconhecimento.
1.4 -Gêneros textuais: conto, crônica, cartum, charge, tira, poema, romance, reportagem, notícia, entrevista, artigo de opinião.

Redação

A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão linguística.

A prova consistirá na elaboração de texto:narrativo.descritivo ou dissertativo.
Na redação, o desempenho do aluno será avaliado em três itens:
1)domínio da língua escrita
2)compreensão da proposta
3)argumentos


ü  MATEMÁTICA


·         Conjunto dos Números Naturais e Inteiros
·         Operações e problemas
·         Frações e números decimais
·         Expressões numéricas
·         Potenciação e raiz quadrada
·         Proporcionalidade
·         Grandezas e comparação de grandezas
·         Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
·         Razão e Proporção
·         Regra de Três Simples e Composta
·         Juros Simples
·         Porcentagem
·         Equações do 1º grau
·         Problemas por meio de equações
·         Áreas e perímetros de figuras planas
·         Ângulos
·         Ângulos suplementares
·         Ângulos complementares
·         Ângulos opostos pelos vértices
·         Triângulos e Quadriláteros


_________________________________________________________________________________



CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2017
9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ü  LÍNGUA PORTUGUESA


  • Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Norma culta e variedades  linguísticas 
1.2 – Sons e Letras
1.3 – Ortografia Vigente-(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
2 – Morfologia : Identificação e Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome
2.5 – Numeral
2.6 – Advérbio
2.7 – Verbos Regulares e Irregulares
2.8 – Conjunção

3 – Sintaxe

3.1 – Termos da Oração : essenciais, acessórios e integrantes
3.2 – Sintaxe de concordância 

4 – Semântica

4.1 – Significação das palavras:
      Sinonímia, Antonímia e Paronímia   
4. 2 – Denotação e Conotação

  • Compreensão de Textos:
  •  Leitura e análise de textos;

1 – Coerência e Coesão
1.1 – Estrutura do texto: Mensagem, ideia central e ideias secundárias.
1. 2-Apreensão da ideia principal e das secundárias de um parágrafo;
1.3- Gêneros textuais,incluindo o reconhecimento; conto, crônica, cartum, charge, tira, poema, romance, reportagem, notícia, entrevista, artigo de opinião
1. 4- Relações de intertextualidade;

Redação

A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão linguística.
A prova consistirá na elaboração de texto:narrativo.descritivo ou dissertativo.
Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS

Competência   1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua  Portuguesa.
Competência   2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das  várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites  estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência   3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência   4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos  necessários para a construção da argumentação.
Competência  5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,respeitando os direitos humanos.



ü  MATEMÁTICA


.  Conjuntos numéricos
.  Números naturais
.  Números inteiros
.  Números racionais
.  Números irracionais
.  Potenciação e notação cientifica
.  Propriedades das potências
.  Notação cientifica
.  Radiciação
.  Cálculo algébrico
.Expressões algébricas
.       Monômios e polinômios
.       Produtos notáveis
.       Fatoração
.       Frações algébricas
.       Sistema de equações
.       Problemas
.       Ângulos e polígonos regulares
.       Circunferência e círculo
.       Noções de Estatísticas
.       Noções de Raciocínio Lógico
.       Regra de Três
.       Porcentagem 

_________________________________________________________________________________

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2017
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ü  LÍNGUA PORTUGUESA


Os candidatos serão avaliados quanto às seguintes competências:

·         Interpretar, analisar e relacionar textos verbais e não-verbais; literários e não-lietrários;
·         Gênero do discurso e tipologia textual;
·         Relações entre textos (intertextualidade);
·         Aspectos do vocabulário;
·         Relações sintático-semânticas entre unidades do texto;
·         Tema, ideia principal e ideias secundárias;
·         Ordenação de ideias e fatos;
·         (re)construção de informações explícitas e implícitas do texto.
·         Expressar o pensamento de forma estruturada na modalidade escrita da língua, de forma coerente e coesa; 
·         Dominar a norma culta da língua; Ortografia Vigente; (última reforma ortográfica)
·         Demonstrar conhecimento de noções básicas de semântica (sinonímia, antonímia,
·         ambiguidade) e morfossintaxe (classes gramaticais e funções sintáticas).
·         Variação linguística
·         Figuras de linguagem


Redação

A prova de Redação contará de discussão argumentativa sobre temas da atualidade.

Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS

Competência   1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua  Portuguesa.
Competência   2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das  várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites  estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência   3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência   4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos  necessários para a construção da argumentação.
Competência  5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,respeitando os direitos humanos.

A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a  seguir:

ƒ ƒ 1- fuga total ao tema;
ƒ ƒ 2-não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
ƒ    3- texto com até 7 (sete) linhas;
ƒ ƒ4- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte  do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
ƒ   5- desrespeito aos direitos humanos;
ƒ  6-folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de  rascunho.


ü MATEMÁTICA


.              Conjuntos numéricos
.              Operações em IR
.              Radicais – operações com radicais
.                Relações entre potências e raízes
.              Potência com expoente racional
.              Cálculo algébrico: operações entre expressões algébricas, fracionárias, produtos notáveis e fatoração.
.              Equação do 2º grau
.              Equação Irracional
.              Equação Biquadradas
.              Conceito de função
.              Função do 1º grau
.              Função do 2º grau
.             Inequações do 1º e 2º grau
.             Juros
.                      Porcentagem
.                      Geometria
.                      Teorema de Pitágoras
.                      Teorema de Teles
.                      Semelhança de triângulo
.                      Casos de semelhança
.                      Razões trigonométricas no triângulo
.                      Triângulo retângulo
.                      Triângulo qualquer
.                      Polígonos e circunferência
.                      Áreas de Figuras Planas
.                      Lado e Apótema de polígonos regulares
.                      Lei dos senos
.         Lei dos Cossenos
.         Noções de Raciocínio Lógico 
_________________________________________________________________________________

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2017

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ü  LÍNGUA PORTUGUESA


Os candidatos serão avaliados quanto às seguintes competências:

·   Interpretar, analisar e relacionar textos verbais e não-verbais; literários e não-lietrários;
· Gênero do discurso e tipologia textual;
·  Relações entre textos (intertextualidade);
·  Aspectos do vocabulário;
·  Relações sintático-semânticas entre unidades do texto;
·  Tema, ideia principal e ideias secundárias;
·  Ordenação de ideias e fatos;
·  (re)construção de informações explícitas e implícitas do texto.
·  Expressar o pensamento de forma estruturada na modalidade escrita da língua, de forma coerente e coesa; 
          · Dominar a norma culta da língua; Ortografia Vigente;(última reforma ortográfica)
·  Demonstrar conhecimento de noções básicas de semântica (sinonímia, antonímia,
ambiguidade) e morfossintaxe (classes gramaticais e funções sintáticas).
·Variação linguística
·Figuras de linguagem


Redação

* A prova de Redação contará de discussão argumentativa sobre temas da atualidade.

Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS

Competência   1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua  Portuguesa.
Competência   2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das  várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites  estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência   3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência   4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos  necessários para a construção da argumentação.
Competência  5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,respeitando os direitos humanos.

A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a  seguir:

ƒ ƒ 1- fuga total ao tema;
ƒ ƒ 2-não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
ƒ    3- texto com até 7 (sete) linhas;
ƒ ƒ4- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte  do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
ƒ   5- desrespeito aos direitos humanos;
ƒ  6-folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de  rascunho.



ü  MATEMÁTICA

·         Conjuntos e Conjuntos Numéricos
·         Funções
·         Função Polinomial do 1º e 2º Grau
·         Função Modular
·         Função Exponencial
·         Função Logarítmica
·         Noções de Matemática Financeira
·         Sequencias Numéricas
·         PA e PG
·         Trigonometria no Triângulo Retângulo
·         Funções Trigonométricas
·         Geometria Plana
·         Problemas
  • Noções de Raciocínio Lógico

_________________________________________________________________________________


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2017

3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO


LÍNGUA PORTUGUESA



Os candidatos serão avaliados quanto às seguintes competências:

·   Interpretar, analisar e relacionar textos verbais e não-verbais; literários e não-lietrários;
· Gênero do discurso e tipologia textual;
·  Relações entre textos (intertextualidade);
·  Aspectos do vocabulário;
·  Relações sintático-semânticas entre unidades do texto;
·  Tema, ideia principal e ideias secundárias;
·  Ordenação de ideias e fatos;
·  Expressar o pensamento de forma estruturada na modalidade escrita da língua, de forma coerente e coesa; 
          · Dominar a norma culta da língua; Ortografia Vigente;(última reforma ortográfica)
·  Demonstrar conhecimento de noções básicas de semântica (sinonímia, antonímia,
ambiguidade) e morfossintaxe (classes gramaticais e funções sintáticas).
·Variação linguística
·Figuras de linguagem


Redação

* A prova de Redação contará de discussão argumentativa sobre temas da atualidade.

Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS

Competência   1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua  Portuguesa.
Competência   2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das  várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites  estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência   3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência   4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos  necessários para a construção da argumentação.
Competência  5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,respeitando os direitos humanos.

A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a  seguir:

ƒ ƒ 1- fuga total ao tema;
ƒ ƒ 2-não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
ƒ    3- texto com até 7 (sete) linhas;
ƒ ƒ4- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte  do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
ƒ   5- desrespeito aos direitos humanos;
ƒ  6-folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de  rascunho.



ü  MATEMÁTICA

.        Matrizes
.        Determinantes
.        Sistemas lineares
.        Análise combinatória
.        Binômio de Newton
.        Matemática Financeira
.        Estatísticas 
.        Sequencias Numérica e Progressões
.        Trigonometria nos Triângulos
.        Funções Trigonométricas
.        Geometria Euclidiana
.        Geometria espacial métrica
.        Área e Volumes de Sólidos Geométricos
.        Problemas
.     Noções de Raciocínio Lógico