terça-feira, 6 de janeiro de 2015

EDITAL TESTE SELETIVO 2015


COLÉGIO DE APLICAÇÃO
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA


Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE
CNPJ 11.115.011/0001-33 – Fones(087) 38311035



EDITAL


           
Instruções especificas para o Exame Seletivo do Colégio de Aplicação da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada.

1.      Os candidatos se submeterão a uma prova classificatória nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e uma Redação.
2.      No ato da inscrição o candidato ou o responsável receberá o programa relativo à série a qual prestará o exame. 
3.      O mesmo deverá apresentar dados pessoais, uma foto 3x4 e a taxa de inscrição (R$ 20,00) .
4.      O número de vagas disponíveis é de 70 (trinta e cinco) alunos para 6º ano do Ensino Fundamental. Nas demais séries as vagas serão preenchidas de acordo com o número de transferidos e reprovados.
5.      A prova terá duração de 4 horas e será corrigida exclusivamente pelo gabarito com exceção da prova de redação.
6.      O gabarito estará disponível (exposto) 1 hora após o término da prova.
7.      O resultado será divulgado 24 horas após o término da prova, no Colégio e pelo endereço: www.colegiodeaplicacao.blogspot.com/
8.      A classificação dos candidatos far-se-á em ordem decrescente do somatório dos pontos obtidos nas provas de Redação, Português e Matemática, respeitado o limite de vagas oferecidas. Serão habilitados a matricula os candidatos aprovados e que forem classificados dentro do número de vagas disponíveis para a série a que concorrem considerando a ordem decrescente de suas Médias Finais e os critérios de desempate.
9.      Em caso de empate, será beneficiado em primeiro lugar, o candidato que obtiver maior nota na disciplina de Redação, Português, Matemática e em seguida, o que apresentar maior idade.
10.  Serão eliminados os candidatos que obtiverem 0 (zero) em qualquer das provas.
11.  O pedido de revisão de prova poderá ser feito em até 48 horas após a divulgação do resultado.
12.  Em caso de aprovação e classificação, o aluno só efetuará a matricula apresentando Histórico Escolar original, xerox do Registro de Nascimento, uma Foto 3x4 e pagamento da anuidade (1ª parcela).
13.  Os candidatos aprovados e não classificados, dentro do número de vagas disponíveis para a série a que concorrem passarão a ser considerados candidatos excedentes.
14.  Perderá o direito a matricula o candidato aprovado que não comparecer no prazo estabelecido por esta Instituição ou não apresentar os documentos acima citados.     
15.  Serão chamados os candidatos excedentes para preencherem vagas que surgirem após o término das matriculas até o final do 1º bimestre letivo. Terminando este prazo, automaticamente estarão canceladas as chances de matrícula dos candidatos excedentes. 

O Candidato deverá:

·         Chegar uma hora antes do horário marcado, não sendo permitido o ingresso do candidato, em hipótese alguma, após o fechamento dos portões;
·         Deverá portar a sua ficha de inscrição e / ou documento de identidade;

Observação:
                    Não será permitido o acesso de pais ou responsáveis no recinto de aplicação das provas.

Período de Inscrição: 15/12/2014 a 09/01/2015
Taxa: 20,00 Reais
Local: Colégio de Aplicação

Data do Exame: 12/01/2015
Local: Colégio de Aplicação
Horário: 8h




Serra Talhada, 15 de dezembro de 2014.





CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2015

6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


ü  LÍNGUA PORTUGUESA



  • Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Sons e Letras
1.2 – Estudo de vocabulário
1.3 – Padrão culto e uso coloquial da linguagem.

2 – Morfologia : Identificação e Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome

3 – Sintaxe

3.1 – Frase – Oração
3.2 – Termos essenciais da oração

4 – Semântica

4.1 – Sinonímia e Antonímia  
4. 2 – Denotação e Conotação

5.Gêneros textuais: poema, narrativa ficcional em prosa, autobiografia, narrativa fantástica, narrativa de humor, biografia,  história em quadrinhos, relato histórico e notícia de jornal, conto de fadas e paródia, teatro, entrevista, carta, e-mail, propaganda, poema, fábula.

  • Compreensão de Textos:

1 – Estrutura do texto: Mensagem, ideia central e ideias secundárias.
1.2- Significação contextual de palavras e expressões;
1.3- Tipo textual de certos segmentos do texto: descritivo, narrativo e dissertativo.

  • Redação
A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão linguística. A prova consistirá na elaboração de texto: narrativo, descritivo ou dissertativo.
Na redação, o desempenho do aluno será avaliado em três itens:
1)domínio da língua escrita
2)compreensão da proposta
3)argumentos



ü  MATEMÁTICA


  • Sistema de Numeração Decimal
  • Números Ordinais e Cardinais
  • Noções de Conjuntos
  • Conjunto dos Números Naturais
  • Operações Fundamentais
  • Expressões Numéricas
  • Noções de Dobro, Triplo, Quádruplo e Quíntuplo.
  • Múltiplos e Divisores
  • Máximo Divisor Comum
  • Mínimo Múltiplo Comum
  • Problemas
  • Sistema de Unidade de Medir
  • Ângulos
  • Perímetro de polígonos
  • Sólidos Geométricos



COLÉGIO DE APLICAÇÃO
 FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA
Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE.
CNPJ 11.115.011/00011-33 – Fone (087) 3831-1035
www.colegiodeaplicacao.blospot.com/email:colegiodeaplicacao@hotmail.com




CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2015

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ü  LÍNGUA PORTUGUESA


  • Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Padrão culto e uso coloquial da
          linguagem
1.2 –  Emprego de vocabulário 
1.3 – Sons e Letras
1.4 – Ortografia -(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
2 – Morfologia : Identificação e Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome
2.5 – Numeral
2.6 – Advérbio

3 – Sintaxe

3.1 – Frase e Oração
3.2 – Termos essenciais da oração

4 – Semântica

4.1 – Sinonímia  e Antonímia  
4. 2 – Denotação e Conotação

5.Gêneros textuais: narrativa de aventura, resenha, relato e roteiro de viagem, texto jornalístico-reportagem, texto  normativo, texto opinativo, narrativa de ficção científica, conto.

  • Compreensão de Textos:

1 – Estrutura do texto: Mensagem, ideia central e ideias secundárias.
1.2- Significação contextual de palavras e expressões;
1.3- Tipo textual de certos segmentos do texto: descritivo,narrativo e dissertativo.

Redação
A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão linguística. A prova consistirá na elaboração de texto:narrativo, descritivo ou dissertativo.
Na redação, o desempenho do aluno será avaliado em três itens:
1)domínio da língua escrita
2)compreensão da proposta
3)argumentos



ü  MATEMÁTICA


·         Sistema de numeração decimal
·         Noções sobre sistema de numeração
·         Egípcio e Romano.
·         Números Naturais
·         Operações com números naturais
·         (adição, subtração, mult. e Divisão)
·         Expressões numéricas envolvendo
as quatro operações
·         Resolução de problemas
·         Potenciação e raiz quadrada
de números naturais
·         Expressões numéricas
·         Múltiplos e divisores
·         Critério de divisibilidade
·         Máximo Divisor Comum
·  Mínimo Múltiplo Comum
·         Ângulos
·         Medidas de ângulos
·         Retas paralelas e perpendiculares
·         Triângulos – classificação
·         Quadriláteros – classificação
·         Perímetro de polígonos
·         Frações
·         Operações com frações
·         Porcentagens


 

COLÉGIO DE APLICAÇÃO
 FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA
Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE.
CNPJ 11.115.011/00011-33 – Fone (087) 3831-1035
www.colegiodeaplicacao.blospot.com/email:colegiodeaplicacao@hotmail.com




CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2015

8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


ü  LÍNGUA PORTUGUESA


·         Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Sons e Letras
1.2 – Emprego de vocabulário
1.3 – Ortografia  Vigente-(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
2 – Morfologia : Identificação e
      Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome
2.5 – Numeral
2.6 – Advérbio
2.7 – Interjeição
2.8 – Conjunção 

3 – Sintaxe

3.1 – Frase – Oração e Período
3.2 – Termos essenciais da oração,
          acessórios e integrantes 

4 – Semântica

4.1 – Significação das Palavras:
   Sinonímias – Antonímia e Paronímia.    
4. 2 – Denotação e Conotação

5.Gêneros textuais: poema lírico, poesia, cartas e e-mails, narrativa de mistério, narrativa policial, cordel, notícia,  crônica, anúncio, diário pessoal, artigo.

  • Compreensão de Textos:
  • Leitura e análise de textos;

1 – Coerência e Coesão
1.1 – Estrutura do texto: Mensagem, ideia central e ideias secundárias.
1. 2-Apreensão da ideia principal e das secundárias de um parágrafo;

Redação

A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão linguística. A prova consistirá na elaboração de texto:narrativo.descritivo ou dissertativo.
Na redação, o desempenho do aluno será avaliado em três itens:
1)domínio da língua escrita
2)compreensão da proposta
3)argumentos



ü  MATEMÁTICA


·         Conjunto dos Números Naturais e Inteiros
·         Operações e problemas
·         Frações e números decimais
·         Expressões numéricas
·         Potenciação e raiz quadrada
·         Proporcionalidade
·         Grandezas e comparação de grandezas
·         Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
·         Regra de Três Simples e Composta
·         Razão e Proporção
·         Juros Simples
·         Porcentagem
·         Equações do 1º grau
·         Problemas por meio de equações
·         Áreas e perímetros de figuras planas
·         Ângulos
·         Ângulos suplementares
·         Ângulos complementares
·         Ângulos opostos pelos vértices
·         Triângulos e Quadriláteros
 






COLÉGIO DE APLICAÇÃO
 FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA
Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE.
CNPJ 11.115.011/00011-33 – Fone (087) 3831-1035
www.colegiodeaplicacao.blospot.com/email:colegiodeaplicacao@hotmail.com



CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2015

9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


ü  LÍNGUA PORTUGUESA


·         1 – Fonologia

·         1.1 – Norma culta e variedades  linguísticas 
·         1.2 – Sons e Letras
·         1.3 – Ortografia Vigente-(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)

·         Léxico: sinonímia, antonímia, ambiguidade, polissemia
·         - Ortografia
·         - Pontuação e seus efeitos expressivos
·         - Estrutura e processos de formação de palavras
·         - Sintaxe do período composto ( coordenação e subordinação)
·         -Relações de concordância verbal e nominal entre os termos da oração
·         - Regência de nomes e verbos e suas implicações de sentido
·         - Colocação pronominal

·         4 – Semântica

·         4.1 – Significação das palavras:
·               Sinonímia, Antonímia e Paronímia   
·         4. 2 – Denotação e Conotação

·         5-Gêneros textuais: conto, crônica, cartum, charge, tira, poema, romance, reportagem, notícia, entrevista, artigo de opinião, editorial, carta do leitor, manifesto,carta argumentativa, resenha crítica.

·         Análise e reflexão sobre a língua
·         - Característica dos diversos gêneros discursivos
·         - Análise das sequências discursivas
·         - Dissertação/ argumentação (tópico frasal)
·         - Variação linguística
·         - Figuras de linguagem

·         1 – Coerência e Coesão
·         1.1 – Estrutura do texto: Mensagem, ideia central e ideias secundárias.
·         1. 2-Apreensão da ideia principal e das secundárias de um parágrafo;
·         1. 3- Relações de intertextualidade;

·         Redação

·         A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão linguística. A prova consistirá na elaboração de texto:narrativo.descritivo ou dissertativo.  Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS

·         Competência   1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua  Portuguesa.
·         Competência   2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das  várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites  estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
·         Competência   3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
·         Competência   4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos  necessários para a construção da argumentação.
·         Competência  5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,respeitando os direitos humanos.


ü  MATEMÁTICA


.  Conjuntos numéricos
.  Números naturais
.  Números inteiros
.  Números racionais
.  Números irracionais
.  Potenciação e notação cientifica
.  Propriedades das potências
.  Notação cientifica
.  Radiciação
.  Cálculo algébrico
.Expressões algébricas
.       Monômios e polinômios
.       Produtos notáveis
.       Fatoração
.       Frações algébricas
.       Sistema de equações
.       Problemas
.       Ângulos e polígonos regulares
.       Circunferência e círculo
.       Noções de Estatísticas
.       Noções de Raciocínio Lógico



COLÉGIO DE APLICAÇÃO
 FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA
Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE.
CNPJ 11.115.011/00011-33 – Fone (087) 3831-1035
www.colegiodeaplicacao.blospot.com/email:colegiodeaplicacao@hotmail.com




CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2015

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ü  LÍNGUA PORTUGUESA


·         Gramática

1 – Fonologia

1.1 – A expressão escrita : Ortografia  Vigente(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
1.2 – Acentuação Tônica e acentuação gráfica.

2 – Morfologia

2.1 – Estrutura das Palavras
2.2 – Formação das Palavras

3 – Sintaxe

3.1 – Frase, Oração e Período
3.2 – Período Composto: Orações Coordenadas e Subordinadas 

4 – Semântica e Estilística

4.1 – Significação das Palavras:
         Sinonímia, Antonímia, Paronímia e Homonímia.   
4. 2 – Figuras de Linguagem
4.3 – Denotação e Conotação 

5. Os gênero textuais: incluindo o reconhecimento;

• Meios impressos, eletrônicos e digitais

·         Compreensão de Textos:
·         Leitura e análise de textos;

1 –     Funções da Linguagem
1.2 – Tipos de Texto: descritivo, narrativo e  dissertativo.
1.3 – Estrutura do Texto: Mensagem, ideia central e ideias secundárias.
1.4 – Coerência e Coesão
1. 5-Apreensão da ideia principal e das secundárias de um parágrafo;
1. 6- Relações de intertextualidade;
1. 7- Linguagem verbal e não-verbal.



Redação

* A prova de Redação contará de discussão argumentativa sobre temas da atualidade.

Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS
Competência   1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua  Portuguesa.
Competência   2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das  várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites  estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência   3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência   4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos  necessários para a construção da argumentação.
Competência  5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,respeitando os direitos humanos.

CRITÉRIOS BÁSICOS DE CORREÇÃO:

-atendimento às normas da língua padrão;
-atenção ao limite de linhas (20 a 30).

ATENÇÃO: Não fira os direitos humanos. 

A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a  seguir:

ƒ ƒ 1- fuga total ao tema;
ƒ ƒ 2-não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
ƒ    3- texto com até 7 (sete) linhas;
ƒ ƒ4- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte  do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
ƒ   5- desrespeito aos direitos humanos;
ƒ  6-folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de  rascunho.


ü  MATEMÁTICA


.     Conjuntos numéricos
.     Operações em IR
.     Radicais – operações com radicais
.       Relações entre potências e raízes
.     Potência com expoente racional
.     Cálculo algébrico: operações entre expressões algébricas, fracionárias, produtos notáveis e fatoração.
.     Equação do 2º grau
.     Equação Irracional
.     Equação Biquadradas
.     Conceito de função
.     Função do 1º grau
.     Função do 2º grau
.     Inequações do 1º e 2º grau
.     Geometria
.     Teorema de Pitágoras
.     Teorema de Teles
.     Semelhança de triângulo
.     Casos de semelhança
.                                   Razões trigonométricas no triângulo
.     Triângulo retângulo
.     Triângulo qualquer
.     Polígonos e circunferência
.     Áreas de Figuras Planas
.                                   Lado e Apótema de polígonos regulares
.     Lei dos senos
.  Lei dos Cossenos
.  Noções de Raciocínio Lógico




COLÉGIO DE APLICAÇÃO
 FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA
Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE.
CNPJ 11.115.011/00011-33 – Fone (087) 3831-1035
www.colegiodeaplicacao.blospot.com/email:colegiodeaplicacao@hotmail.com



CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2015

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ü  LÍNGUA PORTUGUESA


  • Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Ortoépia e Prosódia  
1.2 – Ortografia  Vigente-(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
1.3 – Acentuação gráfica 

2 – Morfologia

2.1 – Estrutura das Palavras
2.2 – Formação das Palavras 
2.3 –  Classificação e flexão das palavras: Substantivo, Adjetivo, Pronome, Verbo, e Numeral.

3 – Semântica

3.1 – Significação das Palavras 
3.2 – Sinônimos e Antônimos
3.3 – Homônimos e Parônimos
3.4 – Polissemia
3.5 – Denotação e Conotação   

4 –Sintaxe

4.1 – Frase – Oração e Período   
4. 2 – Emprego dos Sinais de Pontuação
4.3 – Sintaxe de Concordância 

·         Compreensão de Textos:
·         Leitura e análise de textos;
·         Significado contextual de palavras e expressões
·             Linguagem verbal e não-verbal.
·         Relações de Intertextualidade;
·         Gêneros textuais, incluindo o reconhecimento,
·         Propósito ou finalidade pretendida;

1 – A Comunicação: Figuras de Linguagem
1.1 – Funções da Linguagem
1.2 – Tipos de Texto: descritivo, narrativo, dissertativo.
1.3 - Estrutura do texto: Mensagem,ideia central e ideias secundárias.
1.4 – Coerência e Coesão  





Redação

* A prova de Redação contará de discussão argumentativa sobre temas da atualidade.

Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS

Competência   1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua  Portuguesa.
Competência   2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das  várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites  estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência   3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência   4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos  necessários para a construção da argumentação.
Competência  5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,respeitando os direitos humanos.

CRITÉRIOS BÁSICOS DE CORREÇÃO:

-atendimento às normas da língua padrão;
-atenção ao limite de linhas (20 a 30).

ATENÇÃO: Não fira os direitos humanos. 

A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a  seguir:

ƒ ƒ 1- fuga total ao tema;
ƒ ƒ 2-não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
ƒ    3- texto com até 7 (sete) linhas;
ƒ ƒ4- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte  do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
ƒ   5- desrespeito aos direitos humanos;
ƒ  6-folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de  rascunho.




ü  MATEMÁTICA

·         Conjuntos e Conjuntos Numéricos
·         Funções
·         Função Polinomial do 1º e 2º Grau
·         Função Modular
·         Função Exponencial
·         Função Logarítmica
·         Noções de Matemática Financeira
·         Sequencias Numéricas
·         PA e PG
·         Trigonometria no Triângulo Retângulo
·         Funções Trigonométricas
·         Geometria Plana
·         Problemas
·         Noções de Raciocínio Lógico



COLÉGIO DE APLICAÇÃO
 FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA
Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE.
CNPJ 11.115.011/00011-33 – Fone (087) 3831-1035
www.colegiodeaplicacao.blospot.com/email:colegiodeaplicacao@hotmail.com



CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2015

3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO


ü  LÍNGUA PORTUGUESA


  • Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Fonemas 
1.2 – Ortografia  Vigente-(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
1.3 – Acentuação gráfica 

2 – Morfologia – A palavra e seus paradigmas

2.1 – Estrutura das palavras
2.2 – Formação das palavras 

3 – Sintaxe : A Palavra em Ação

3.1 – Frase, Oração e Período
3.2 – Analise sintática : Período
          Simples e Composto
3.3 – Sintaxe de Concordância
3.4 – Sintaxe de Regência
3.5 – Sintaxe de Colocação 

4 – Semântica e Estilística : Estilo e Sentido

4.1 – Figuras de Linguagem
4. 2 – Sinonímias, Antonímia,
           Hiponímia, Hiperonímia 
           Polissemia e Ambiguidade.     

·         Compreensão de Textos: Leitura e análise de textos;

·         Significado contextual de palavras e expressões;
·         Relações de Intertextualidade;
        *       Linguagem verbal e não-verbal.
·         Gêneros textuais, incluindo o reconhecimento,
·         Propósito ou finalidade pretendida;

1 – A Comunicação: linguagem, texto e discurso
1.1 – Funções da Linguagem
1.2 – Tipos de Texto: descritivo, narrativo, dissertativo,explicativo e instrutivo.
1.3 – Coerência e Coesão
1. 4- Relações de  referenciação e substituição entre partes do texto.

Redação

* A prova de Redação contará de discussão argumentativa sobre temas da atualidade.

Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS

Competência   1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua  Portuguesa.
Competência   2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das  várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites  estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência   3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência   4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos  necessários para a construção da argumentação.
Competência  5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,respeitando os direitos humanos.

CRITÉRIOS BÁSICOS DE CORREÇÃO:

-atendimento às normas da língua padrão;
-atenção ao limite de linhas (25 a 30).

ATENÇÃO: Não fira os direitos humanos. 

A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a  seguir:

ƒ ƒ 1- fuga total ao tema;
ƒ ƒ 2-não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
ƒ    3- texto com até 7 (sete) linhas;
ƒ ƒ4- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte  do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
ƒ   5- desrespeito aos direitos humanos;
ƒ  6-folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de  rascunho.


ü  MATEMÁTICA

.        Matrizes
.        Determinantes
.        Sistemas lineares
.        Análise combinatória
.        Binômio de Newton
.        Sequencias Numérica e Progressões
.        Trigonometria nos Triângulos
.        Funções Trigonométricas
.        Geometria Euclidiana
.        Geometria espacial métrica
.        Área e Volumes de Sólidos Geométricos
.        Problemas
.     Noções de Raciocínio Lógico