COLÉGIO
DE APLICAÇÃO
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA
Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE
CNPJ 11.115.011/0001-33 – Fones(087)
38311035
EDITAL
Instruções
especificas para o Exame Seletivo do Colégio de Aplicação da Faculdade de
Formação de Professores de Serra Talhada.
1. Os candidatos se submeterão
a uma prova classificatória nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e
uma Redação.
2. No ato da inscrição o
candidato ou o responsável receberá o programa relativo à série a qual prestará
o exame.
3. O mesmo deverá apresentar
dados pessoais, uma foto 3x4 e a taxa de inscrição (R$ 20,00) .
4. O número de vagas
disponíveis é de 70 (trinta e cinco) alunos para 6º ano do Ensino Fundamental.
Nas demais séries as vagas serão preenchidas de acordo com o número de
transferidos e reprovados.
5. A prova terá duração de 4
horas e será corrigida exclusivamente pelo gabarito com exceção da prova de
redação.
6. O gabarito estará disponível
(exposto) 1 hora após o término da prova.
7. O resultado será divulgado
24 horas após o término da prova, no Colégio e pelo endereço:
www.colegiodeaplicacao.blogspot.com/
8. A classificação dos
candidatos far-se-á em ordem decrescente do somatório dos pontos obtidos nas
provas de Redação, Português e Matemática, respeitado o limite de vagas
oferecidas.
Serão habilitados a matricula os candidatos aprovados e que forem classificados
dentro do número de vagas disponíveis para a série a que concorrem considerando
a ordem decrescente de suas Médias Finais e os critérios de desempate.
9. Em caso de empate, será
beneficiado em primeiro lugar, o candidato que obtiver maior nota na disciplina
de Redação, Português, Matemática e em seguida, o que apresentar maior idade.
10. Serão eliminados os
candidatos que obtiverem 0 (zero) em qualquer das provas.
11. O pedido de revisão de prova
poderá ser feito em até 48 horas após a divulgação do resultado.
12. Em caso de aprovação e
classificação, o aluno só efetuará a matricula apresentando Histórico Escolar
original, xerox do Registro de Nascimento, uma Foto 3x4 e pagamento da anuidade
(1ª parcela).
13. Os candidatos aprovados e
não classificados, dentro do número de vagas disponíveis para a série a que
concorrem passarão a ser considerados candidatos excedentes.
14. Perderá o direito a
matricula o candidato aprovado que não comparecer no prazo estabelecido por
esta Instituição ou não apresentar os documentos acima citados.
15. Serão chamados os candidatos
excedentes para preencherem vagas que surgirem após o término das matriculas
até o final do 1º bimestre letivo. Terminando este prazo, automaticamente
estarão canceladas as chances de matrícula dos candidatos excedentes.
O Candidato deverá:
·
Chegar uma hora antes do horário marcado, não sendo permitido o
ingresso do candidato, em hipótese alguma, após o fechamento dos portões;
·
Deverá portar a sua ficha de inscrição e / ou documento de identidade;
Observação:
Não será permitido o acesso
de pais ou responsáveis no recinto de aplicação das provas.
Período de Inscrição: 15/12/2014 a 09/01/2015
Taxa: 20,00 Reais
Local: Colégio de Aplicação
Data do Exame: 12/01/2015
Local: Colégio de Aplicação
Horário: 8h
Serra Talhada, 15 de
dezembro de 2014.
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2015
6º
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ü
LÍNGUA
PORTUGUESA
- Gramática
1 – Fonologia
1.1 – Sons e Letras
1.2 – Estudo de vocabulário
1.3 – Padrão culto e uso coloquial
da linguagem.
2 – Morfologia : Identificação e
Classificação
2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome
3 – Sintaxe
3.1 – Frase – Oração
3.2 – Termos essenciais da oração
4 – Semântica
4.1 – Sinonímia e Antonímia
4. 2 – Denotação e Conotação
5.Gêneros textuais: poema,
narrativa ficcional em prosa, autobiografia, narrativa fantástica, narrativa de
humor, biografia, história em
quadrinhos, relato histórico e notícia de jornal, conto de fadas e paródia,
teatro, entrevista, carta, e-mail, propaganda, poema, fábula.
- Compreensão de Textos:
1 – Estrutura do texto: Mensagem,
ideia central e ideias secundárias.
1.2- Significação contextual de
palavras e expressões;
1.3- Tipo textual de certos
segmentos do texto: descritivo, narrativo e dissertativo.
- Redação
A produção de texto tem por
objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão
linguística. A prova consistirá na elaboração de texto: narrativo, descritivo
ou dissertativo.
Na redação, o
desempenho do aluno será avaliado em três itens:
1)domínio da língua escrita
2)compreensão da proposta
2)compreensão da proposta
3)argumentos
ü
MATEMÁTICA
- Sistema de Numeração
Decimal
- Números Ordinais e
Cardinais
- Noções de Conjuntos
- Conjunto dos Números
Naturais
- Operações Fundamentais
- Expressões Numéricas
- Noções de Dobro,
Triplo, Quádruplo e Quíntuplo.
- Múltiplos e Divisores
- Máximo Divisor Comum
- Mínimo Múltiplo Comum
- Problemas
- Sistema de Unidade de
Medir
- Ângulos
- Perímetro de polígonos
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA
TALHADA
Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA –
PE.
CNPJ 11.115.011/00011-33 – Fone (087) 3831-1035
www.colegiodeaplicacao.blospot.com/email:colegiodeaplicacao@hotmail.com
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2015
7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ü
LÍNGUA
PORTUGUESA
- Gramática
1 – Fonologia
1.1 – Padrão culto e uso coloquial
da
linguagem
1.2 – Emprego de vocabulário
1.3 – Sons e Letras
1.4 – Ortografia -(ÚLTIMA REFORMA
ORTOGRÁFICA)
2 – Morfologia : Identificação e
Classificação
2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome
2.5 – Numeral
2.6 – Advérbio
3 – Sintaxe
3.1 – Frase e Oração
3.2 – Termos essenciais da oração
4 – Semântica
4.1 – Sinonímia e Antonímia
4. 2 – Denotação e Conotação
5.Gêneros textuais: narrativa de
aventura, resenha, relato e roteiro de viagem, texto jornalístico-reportagem,
texto normativo, texto opinativo,
narrativa de ficção científica, conto.
- Compreensão de Textos:
1 – Estrutura do texto: Mensagem,
ideia central e ideias secundárias.
1.2- Significação contextual de
palavras e expressões;
1.3- Tipo textual de certos
segmentos do texto: descritivo,narrativo e dissertativo.
Redação
A produção de texto tem por
objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão
linguística. A prova consistirá na elaboração de texto:narrativo, descritivo ou
dissertativo.
Na redação, o
desempenho do aluno será avaliado em três itens:
1)domínio da língua escrita
2)compreensão da proposta
2)compreensão da proposta
3)argumentos
ü
MATEMÁTICA
·
Sistema de numeração decimal
·
Noções sobre sistema de numeração
·
Egípcio e Romano.
·
Números Naturais
·
Operações com números naturais
·
(adição, subtração, mult. e Divisão)
·
Expressões numéricas envolvendo
as quatro operações
·
Resolução de problemas
·
Potenciação e raiz quadrada
de números naturais
·
Expressões numéricas
·
Múltiplos e divisores
·
Critério de divisibilidade
·
Máximo Divisor Comum
· Mínimo Múltiplo
Comum
·
Ângulos
·
Medidas de ângulos
·
Retas paralelas e perpendiculares
·
Triângulos – classificação
·
Quadriláteros – classificação
·
Perímetro de polígonos
·
Frações
·
Operações com frações
·
Porcentagens
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA
TALHADA
Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA –
PE.
CNPJ 11.115.011/00011-33 – Fone (087) 3831-1035
www.colegiodeaplicacao.blospot.com/email:colegiodeaplicacao@hotmail.com
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2015
8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ü
LÍNGUA
PORTUGUESA
·
Gramática
1 – Fonologia
1.1 – Sons e Letras
1.2 – Emprego de vocabulário
1.3 – Ortografia Vigente-(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
2 – Morfologia : Identificação e
Classificação
2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome
2.5 – Numeral
2.6 – Advérbio
2.7 – Interjeição
2.8 – Conjunção
3 – Sintaxe
3.1 – Frase – Oração e Período
3.2 – Termos essenciais da oração,
acessórios e integrantes
4 – Semântica
4.1 – Significação das Palavras:
Sinonímias – Antonímia e Paronímia.
4. 2 – Denotação e Conotação
5.Gêneros textuais: poema lírico,
poesia, cartas e e-mails, narrativa de mistério, narrativa policial, cordel,
notícia, crônica, anúncio, diário
pessoal, artigo.
- Compreensão de Textos:
- Leitura e análise de textos;
1 – Coerência e Coesão
1.1 – Estrutura do texto: Mensagem,
ideia central e ideias secundárias.
1. 2-Apreensão da ideia principal e
das secundárias de um parágrafo;
Redação
A produção de texto tem por
objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão
linguística. A prova consistirá na elaboração de texto:narrativo.descritivo ou
dissertativo.
Na redação, o
desempenho do aluno será avaliado em três itens:
1)domínio da língua escrita
2)compreensão da proposta
2)compreensão da proposta
3)argumentos
ü MATEMÁTICA
·
Conjunto dos Números Naturais e Inteiros
·
Operações e problemas
·
Frações e números decimais
·
Expressões numéricas
·
Potenciação e raiz quadrada
·
Proporcionalidade
·
Grandezas e comparação de grandezas
·
Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
·
Regra de Três Simples e Composta
·
Razão e Proporção
·
Juros Simples
·
Porcentagem
·
Equações do 1º grau
·
Problemas por meio de equações
·
Áreas e perímetros de figuras planas
·
Ângulos
·
Ângulos suplementares
·
Ângulos complementares
·
Ângulos opostos pelos vértices
·
Triângulos e Quadriláteros
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA
TALHADA
Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA –
PE.
CNPJ 11.115.011/00011-33 – Fone (087) 3831-1035
www.colegiodeaplicacao.blospot.com/email:colegiodeaplicacao@hotmail.com
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2015
9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ü
LÍNGUA
PORTUGUESA
·
1 – Fonologia
·
1.1 – Norma culta e variedades linguísticas
·
1.2 – Sons e Letras
·
1.3 – Ortografia Vigente-(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
·
Léxico: sinonímia, antonímia, ambiguidade, polissemia
·
- Ortografia
·
- Pontuação e seus efeitos expressivos
·
- Estrutura e processos de formação de palavras
·
- Sintaxe do período composto ( coordenação e
subordinação)
·
-Relações de concordância verbal e nominal entre os
termos da oração
·
- Regência de nomes e verbos e suas implicações de
sentido
·
- Colocação pronominal
·
4 – Semântica
·
4.1 – Significação das palavras:
·
Sinonímia,
Antonímia e Paronímia
·
4. 2 – Denotação e Conotação
·
5-Gêneros textuais: conto, crônica, cartum, charge,
tira, poema, romance, reportagem, notícia, entrevista, artigo de opinião,
editorial, carta do leitor, manifesto,carta argumentativa, resenha crítica.
·
Análise e reflexão sobre a língua
·
- Característica dos diversos gêneros discursivos
·
- Análise das sequências discursivas
·
- Dissertação/ argumentação (tópico frasal)
·
- Variação linguística
·
- Figuras de linguagem
·
1 – Coerência e Coesão
·
1.1 – Estrutura do texto: Mensagem, ideia central e ideias
secundárias.
·
1. 2-Apreensão da ideia principal e das secundárias de
um parágrafo;
·
1. 3- Relações de intertextualidade;
·
Redação
·
A produção de texto tem por objetivo avaliar a
organização lógica, a coerência e a clareza na expressão linguística. A prova
consistirá na elaboração de texto:narrativo.descritivo ou dissertativo. Na
redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS
·
Competência 1:
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
·
Competência 2:
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver
o tema, dentro dos limites estruturais
do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
·
Competência 3:
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,fatos, opiniões e
argumentos em defesa de um ponto de vista.
·
Competência 4:
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da
argumentação.
·
Competência 5:
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,respeitando os
direitos humanos.
ü
MATEMÁTICA
. Conjuntos
numéricos
. Números naturais
. Números inteiros
. Números racionais
. Números
irracionais
. Potenciação e
notação cientifica
. Propriedades das
potências
. Notação
cientifica
. Radiciação
. Cálculo algébrico
.Expressões
algébricas
. Monômios e
polinômios
. Produtos notáveis
. Fatoração
. Frações
algébricas
. Sistema de
equações
. Problemas
. Ângulos e
polígonos regulares
. Circunferência e
círculo
. Noções de
Estatísticas
.
Noções
de Raciocínio Lógico
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA
TALHADA
Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA –
PE.
CNPJ 11.115.011/00011-33 – Fone (087) 3831-1035
www.colegiodeaplicacao.blospot.com/email:colegiodeaplicacao@hotmail.com
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2015
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
ü
LÍNGUA
PORTUGUESA
·
Gramática
1 – Fonologia
1.1 – A expressão escrita : Ortografia Vigente(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
1.2 – Acentuação Tônica e acentuação gráfica.
2 – Morfologia
2.1 – Estrutura das Palavras
2.2 – Formação das Palavras
3 – Sintaxe
3.1 – Frase, Oração e Período
3.2 – Período
Composto: Orações Coordenadas e Subordinadas
4 – Semântica e Estilística
4.1 – Significação das Palavras:
Sinonímia,
Antonímia, Paronímia e Homonímia.
4. 2 – Figuras de Linguagem
4.3 – Denotação e Conotação
5. Os gênero textuais: incluindo o reconhecimento;
• Meios impressos, eletrônicos e digitais
·
Compreensão
de Textos:
·
Leitura
e análise de textos;
1 – Funções da
Linguagem
1.2 – Tipos de Texto: descritivo, narrativo e dissertativo.
1.3 – Estrutura do Texto: Mensagem, ideia central e ideias
secundárias.
1.4 – Coerência e Coesão
1. 5-Apreensão da ideia principal e das secundárias de um
parágrafo;
1. 6- Relações de intertextualidade;
1. 7- Linguagem verbal e não-verbal.
Redação
* A prova de Redação contará de
discussão argumentativa sobre temas da atualidade.
Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES
COMPETÊNCIAS
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita
formal da Língua Portuguesa.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e
aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e
interpretar informações,fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de
vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a
construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o
problema abordado,respeitando os direitos humanos.
CRITÉRIOS BÁSICOS DE CORREÇÃO:
-atendimento
às normas da língua padrão;
-atenção
ao limite de linhas (20 a 30).
ATENÇÃO:
Não fira os direitos humanos.
A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das
características a seguir:
1- fuga total ao tema;
2-não obediência à estrutura
dissertativo-argumentativa;
3- texto com até 7 (sete) linhas;
4- impropérios, desenhos e outras
formas propositais de anulação ou parte
do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5- desrespeito aos direitos humanos;
6-folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha
de rascunho.
ü MATEMÁTICA
. Conjuntos
numéricos
. Operações em IR
. Radicais –
operações com radicais
. Relações entre potências e raízes
. Potência com
expoente racional
. Cálculo
algébrico: operações entre expressões algébricas, fracionárias, produtos
notáveis e fatoração.
. Equação do 2º
grau
. Equação
Irracional
. Equação
Biquadradas
. Conceito de
função
. Função do 1º grau
. Função do 2º grau
. Inequações do 1º
e 2º grau
. Geometria
. Teorema de
Pitágoras
. Teorema de Teles
. Semelhança de
triângulo
. Casos de
semelhança
.
Razões trigonométricas no triângulo
. Triângulo
retângulo
. Triângulo
qualquer
. Polígonos e
circunferência
. Áreas de Figuras
Planas
.
Lado
e Apótema de polígonos regulares
. Lei dos senos
. Lei dos Cossenos
. Noções de
Raciocínio Lógico
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA
TALHADA
Av.Afonso
Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE.
CNPJ
11.115.011/00011-33 – Fone (087) 3831-1035
www.colegiodeaplicacao.blospot.com/email:colegiodeaplicacao@hotmail.com
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2015
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
ü
LÍNGUA
PORTUGUESA
- Gramática
1 – Fonologia
1.1 – Ortoépia e Prosódia
1.2 – Ortografia
Vigente-(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
1.3 – Acentuação gráfica
2 – Morfologia
2.1 – Estrutura das Palavras
2.2 – Formação das Palavras
2.3 – Classificação e
flexão das palavras: Substantivo, Adjetivo, Pronome, Verbo, e Numeral.
3 – Semântica
3.1 – Significação das Palavras
3.2 – Sinônimos e Antônimos
3.3 – Homônimos e Parônimos
3.4 – Polissemia
3.5 – Denotação e Conotação
4 –Sintaxe
4.1 – Frase – Oração e Período
4. 2 – Emprego dos Sinais de Pontuação
4.3 – Sintaxe de Concordância
·
Compreensão
de Textos:
·
Leitura
e análise de textos;
·
Significado
contextual de palavras e expressões
·
Linguagem verbal e não-verbal.
·
Relações
de Intertextualidade;
·
Gêneros
textuais, incluindo o reconhecimento,
·
Propósito
ou finalidade pretendida;
1 – A Comunicação: Figuras de Linguagem
1.1 – Funções da Linguagem
1.2 – Tipos de Texto: descritivo, narrativo, dissertativo.
1.3 - Estrutura do texto: Mensagem,ideia central e ideias
secundárias.
1.4 – Coerência e Coesão
Redação
* A prova de
Redação contará de discussão argumentativa sobre temas da atualidade.
Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES
COMPETÊNCIAS
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita
formal da Língua Portuguesa.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e
aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e
interpretar informações,fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de
vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a
construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o
problema abordado,respeitando os direitos humanos.
CRITÉRIOS BÁSICOS DE CORREÇÃO:
-atendimento
às normas da língua padrão;
-atenção
ao limite de linhas (20 a 30).
ATENÇÃO:
Não fira os direitos humanos.
A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das
características a seguir:
1- fuga total ao tema;
2-não obediência à estrutura
dissertativo-argumentativa;
3- texto com até 7 (sete) linhas;
4- impropérios, desenhos e outras
formas propositais de anulação ou parte
do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5- desrespeito aos direitos humanos;
6-folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha
de rascunho.
ü
MATEMÁTICA
·
Conjuntos e Conjuntos Numéricos
·
Funções
·
Função Polinomial do 1º e 2º Grau
·
Função Modular
·
Função Exponencial
·
Função Logarítmica
·
Noções de Matemática Financeira
·
Sequencias Numéricas
·
PA e PG
·
Trigonometria no Triângulo Retângulo
·
Funções Trigonométricas
·
Geometria Plana
·
Problemas
·
Noções
de Raciocínio Lógico
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA
TALHADA
Av.Afonso
Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE.
CNPJ
11.115.011/00011-33 – Fone (087) 3831-1035
www.colegiodeaplicacao.blospot.com/email:colegiodeaplicacao@hotmail.com
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2015
3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
ü
LÍNGUA
PORTUGUESA
- Gramática
1 – Fonologia
1.1 – Fonemas
1.2 – Ortografia
Vigente-(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
1.3 – Acentuação gráfica
2 – Morfologia – A palavra e seus paradigmas
2.1 – Estrutura das palavras
2.2 – Formação das palavras
3 – Sintaxe : A Palavra em Ação
3.1 – Frase, Oração e Período
3.2 – Analise sintática : Período
Simples e
Composto
3.3 – Sintaxe de Concordância
3.4 – Sintaxe de Regência
3.5 – Sintaxe de Colocação
4 – Semântica e Estilística : Estilo e Sentido
4.1 – Figuras de Linguagem
4. 2 – Sinonímias, Antonímia,
Hiponímia, Hiperonímia
Polissemia e Ambiguidade.
·
Compreensão
de Textos: Leitura e análise de textos;
·
Significado
contextual de palavras e expressões;
·
Relações
de Intertextualidade;
* Linguagem verbal e não-verbal.
·
Gêneros
textuais, incluindo o reconhecimento,
·
Propósito
ou finalidade pretendida;
1 – A Comunicação: linguagem, texto e discurso
1.1 – Funções da Linguagem
1.2 – Tipos de Texto: descritivo, narrativo,
dissertativo,explicativo e instrutivo.
1.3 – Coerência e Coesão
1. 4- Relações de
referenciação e substituição entre partes do texto.
Redação
* A prova de
Redação contará de discussão argumentativa sobre temas da atualidade.
Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES
COMPETÊNCIAS
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita
formal da Língua Portuguesa.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e
aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e
interpretar informações,fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de
vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a
construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o
problema abordado,respeitando os direitos humanos.
CRITÉRIOS BÁSICOS DE CORREÇÃO:
-atendimento
às normas da língua padrão;
-atenção
ao limite de linhas (25 a 30).
ATENÇÃO:
Não fira os direitos humanos.
A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das
características a seguir:
1- fuga total ao tema;
2-não obediência à estrutura
dissertativo-argumentativa;
3- texto com até 7 (sete) linhas;
4- impropérios, desenhos e outras
formas propositais de anulação ou parte
do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5- desrespeito aos direitos humanos;
6-folha de redação em branco, mesmo que haja
texto escrito na folha de rascunho.
ü MATEMÁTICA
.
Matrizes
.
Determinantes
.
Sistemas
lineares
.
Análise
combinatória
.
Binômio
de Newton
.
Sequencias
Numérica e Progressões
.
Trigonometria
nos Triângulos
.
Funções
Trigonométricas
.
Geometria
Euclidiana
.
Geometria
espacial métrica
.
Área
e Volumes de Sólidos Geométricos
.
Problemas
.
Noções
de Raciocínio Lógico