sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

COMUNICADO


                Tendo em vista o não preenchimento do número de vagas existentes em algumas séries nas turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a comissão organizadora do Exame Seletivo, decide que a nota mínima de classificação será de 100 pontos.
                Sendo assim, solicitamos aos alunos que estejam neste contexto e tenham interesse, a comparecerem à escola, munidos da documentação citada anteriormente.



A COMISSÃO

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA 2016

MATRÍCULA – 2016



                  -TRANSFERÊNCIA (OU DECLARAÇÃO PROVISÓRIA)
     XEROX : - CERT. DE NASCIMENTO         
                           -DO TIPO SANGUENEO
                   - CARTEIRA DE VACINAÇÃO
                  - COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
                  - 1 RESMA DE PAPEL A4
             - 1 FOTO 3X4
1ª PARCELA  DA ANUIDADE – R$ 130,00
 (FEVEREIRO A DEZEMBRO – R$ 130,00)

REUNIÃO DE PAIS – 03/02/16 ÀS 8H
INICIO DAS AULAS – 04/02/16

GABARITO OFICIAL EXAME SELETIVO 2016

6º ANO
  1. D
  2. D
  3. D
  4. D*
  5. A
  6. ANULADA
  7. D
  8. A
  9. C
  10. E
  11. E
  12. B
  13. E
  14. D
  15. D
  16. A

7º ANO 

  1. B
  2. D
  3. E
  4. D
  5. D*
  6. A
  7. ANULADA 
  8. C
  9. A
  10. A
  11. B
  12. E
  13. B
  14. C
  15. B
  16. A
  17. B
  18. E
  19. C

8º ANO 

  1. B
  2. A
  3. E
  4. C
  5. B
  6. D
  7. D
  8. D
  9. A
  10. E
  11. B
  12. A
  13. A
  14. B
  15. C
  16. B
  17. D
9º ANO 

  1. E
  2. A
  3. E
  4. B
  5. D
  6. C
  7. E
  8. C
  9. B
  10. D
  11. C
  12. B
  13. D
  14. A
  15. E
  16. A
  17. E
  18. B
  19. E
  20. D
1º ANO 

  1. C
  2. B
  3. D
  4. E
  5. B
  6. A
  7. E
  8. A
  9. C
  10. D
  11. A
  12. E
  13. C
  14. D
  15. B
  16. C
  17. A
  18. D
  19. A
  20. B
2º ANO 

  1. C  
  2. B
  3. D
  4. E
  5. B
  6. E
  7. E
  8. A
  9. C
  10. D
  11. A
  12. E
  13. D
  14. C
  15. E
  16. B
  17. B
  18. E
  19. A
3º ANO 

  1. B
  2.  D
  3. B
  4. E
  5. C
  6. A
  7. B
  8. D
  9. E
  10. A
  11. B
  12. C
  13. A
  14. E
  15. D
  16. A
  17. E
  18. B
  19. E
  20. C

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

GABARITO - EXAME SELETIVO 2016

6º ANO


  1. D
  2. D
  3. D
  4. C
  5. A
  6. A
  7. D
  8. A
  9. C
  10. E
  11. E
  12. B
  13. E
  14. D
  15. D
  16. A

7º ANO 

  1. B
  2. D
  3. E
  4. D
  5. C
  6. A
  7. A
  8. C
  9. A
  10. A
  11. B
  12. E
  13. B
  14. C
  15. B
  16. A
  17. B
  18. E
  19. C

8º ANO 

  1. B
  2. A
  3. E
  4. C
  5. B
  6. D
  7. D
  8. D
  9. A
  10. E
  11. B
  12. A
  13. A
  14. B
  15. C
  16. B
  17. D
9º ANO 

  1. E
  2. A
  3. E
  4. B
  5. D
  6. C
  7. E
  8. C
  9. B
  10. D
  11. C
  12. B
  13. D
  14. A
  15. E
  16. A
  17. E
  18. B
  19. E
  20. D
1º ANO 

  1. C
  2. B
  3. D
  4. E
  5. B
  6. A
  7. E
  8. A
  9. C
  10. D
  11. A
  12. E
  13. C
  14. D
  15. B
  16. C
  17. A
  18. D
  19. A
  20. B
2º ANO 

  1. C  
  2. B
  3. D
  4. E
  5. B
  6. E
  7. E
  8. A
  9. C
  10. D
  11. A
  12. E
  13. D
  14. C
  15. E
  16. B
  17. B
  18. E
  19. A
3º ANO 

  1. B
  2.  D
  3. B
  4. E
  5. C
  6. A
  7. B
  8. D
  9. E
  10. A
  11. B
  12. C
  13. A
  14. E
  15. D
  16. A
  17. E
  18. B
  19. E
  20. C

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

EDITAL TESTE SELETIVO 2016

escudo 2222222222COLÉGIO DE APLICAÇÃO
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA
Av. Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE
CNPJ 11.115.011/0001-33 – Fones(087) 3831-1035
www.colegiodeaplicacao.blogspot.com



Edital nº 13, de 18 de dezembro de 2015.
Processo Seletivo para ingresso de alunos no ano de 2016
no Colégio de Aplicação da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada


Normas Gerais
       O Colégio de Aplicação da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada – CAFAFOPST, de acordo com a Lei nº 9.394/1996, a Portaria nº 40/2007 MEC e o presente Edital, divulga as normas do Processo Seletivo para o ingresso de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, o qual obedecerá às regras descritas neste Edital.

1.      Estrutura do Processo Seletivo

1.1.  O concurso, de caráter eliminatório e classificatório, constituirá em provas de conhecimento aferidos através de prova de Português e Matemática e uma Redação.
1.2.As provas obedecerão aos conteúdos programáticos disponíveis na secretária do Colégio e/ou no blog www.colegiodeaplicacao.blogspot.com.
1.3.O concurso será executado pela comissão de seleção (professores) do Colégio de Aplicação da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada.

2.      Quantidade de vagas

2.1. Serão oferecidas 70 (setenta) para o 6º Ano do Ensino Fundamental.
2.2.Nas demais séries as vagas serão preenchidas de acordo com o número de transferidos ou reprovados e serão divulgadas no ato da inscrição.

3.      Condições para participar do Processo de Seleção

3.1. Ser aprovado na série anterior a que vai pleitear a vaga;
3.2.Preenchimento da ficha de inscrição, disponível exclusivamente na secretaria do colégio.

4.      Inscrições
      
4.1. As inscrições serão efetuadas exclusivamente na secretaria do Colégio.
4.2.No ato de inscrição o candidato ou responsável deverá apresentar dados pessoais, foto 3x4, endereço, telefone e a taxa de R$ 20,00 (vinte reais)
4.3.É de exclusiva responsabilidade do Responsável legal do candidato a veracidade das informações constantes no ato da inscrição.

5.      Provas

5.1. As provas serão realizadas no dia 11/01/2016, no horário de 8h às 12h, nas dependências do Colégio.
5.2.As provas de Português e Matemática conterão 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha  (10 ponto cada)
5.3.A produção de texto (redação) valerá 100 pontos.
5.4.O responsável pelo aluno não terá acesso à sala de aplicação da prova.
5.5. Em nenhuma hipótese, o candidato poderá prestar prova fora da data e horário determinados neste Edital.
5.6.O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do concurso.
5.7. As provas terão duração de 4 horas e serão corrigidas exclusivamente pelo gabarito, com exceção da prova de redação.
5.8.O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova com antecedência mínima de 30 minutos, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul e a ficha de inscrição.

6.      Recursos às provas  

6.1.    Após divulgação do gabarito oficial, caberá recurso quanto às questões e gabarito inclusive sua nulidade, bem como revisão da redação, exclusivamente à Comissão de Seleção, através de requerimento por escrito, entregue na Secretaria do Colégio, no horário de 8 às 13h, em até 48 horas.
6.2.O resultado dos recursos será disponibilizado na Secretária do Colégio 24 horas após a entrega do mesmo.
6.3.Em caso de nulidade, a pontuação, correspondente àquela questão ou a alternativa (no caso das questões de proposição múltipla) será dada a todos os candidatos.

7.      Resultado do Processo Seletivo

7.1. O resultado do Processo Seletivo será divulgado através de afixação na portaria (guarita) da FAFOPST e publicação nas páginas eletrônicas www.colegiodeaplicacao.blogspot.com até o dia 15/01/2016.

8.      Classificação e preenchimento de vagas

8.1. A classificação dos candidatos far-se-á em ordem decrescente do somatório dos pontos obtidos nas provas de Português, Matemática e a Redação, respeitando o limite de vagas oferecidas.
8.2.Em caso de empate será inicialmente classificado o candidato que:
8.2.1.      Obtiver maior número de pontos na seguinte ordem das provas: 1º Redação, 2º Português e  3º Matemática.   
8.2.2.      Caso perdure o empate, será inicialmente classificado o candidato de maior idade. 





9.      Critérios de Eliminação

9.1.Será eliminado do concurso o candidato que:
9.1.1.      Faltar à prova;
9.1.2.      Obtiver nota zero em qualquer das provas ou menos de 150 pontos na média geral.
9.1.3.      Consultar livros, manuais, calculadora, aparelhos de comunicação como câmeras, celulares, pip, qualquer outro equipamento de telecomunicação.
9.1.4.      Não efetivar a matricula no período e horário descritos nos itens. 12.1.1  e 12.1.2 deste edital.
9.1.5.      Não corresponder ao item 3.1 deste edital.

10.  Recursos ao Resultado do Processo Seletivo   

10.1.          Do julgamento final da seleção caberá recurso, exclusamente quanto a questão de nulidade, à comissão de seleção.

11.  Critérios adicionais de aprovação

11.1.          Os candidatos aprovados e não classificados, dentro das vagas disponíveis para a série a que concorrem passarão a ser considerados candidatos excedentes.
11.2.          Serão chamados os candidatos excedentes para preencherem vagas que surgirem após o término das matrículas e/ou até o final do 1º bimestre letivo.

12.  Matrícula

12.1.          Os candidatos aptos à matricula deverão realizá-la da seguinte forma:
12.1.1.   Período de Matricula 18 a 22/01/2016
12.1.2.  Horário: 8h às 12h
12.1.3.  Local: Secretaria do Colégio de Aplicação
12.1.4.  Documentos:
·         Documento original de transferência definitiva ou provisória
·         Xerox da Certidão de Nascimento
·         1 Foto 3x4
·         Xerox da Carteira de Vacinação
·         Xerox do tipo sanguíneo
·         Xerox do comprovante de residência
·         Xerox do cartão de Beneficio Social (se tiver)
OBS. No ato da matricula será necessário efetuar o pagamento da 1ª parcela da anuidade e trazer 1 resma de papel A4.

13.  Disposições Gerais

13.1.          Este Edital é publicado  no endereço: http://www.colegiodeaplicacao.blospot.com.br e afixado nas montras do Colégio.
13.2.          A realização da inscrição implica em restrita submissão do candidato ao presente Edital.
001
 



  

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA

Av. Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE.
CNPJ 11.115.011/0001-33 – Fones(087) 3831-1035 www.coleiodeaplicacao.blogspot.com 




CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2016

6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ü  LÍNGUA PORTUGUESA



  • Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Sons e Letras
1.2 – Estudo de vocabulário
1.3 – Padrão culto e uso coloquial da linguagem.

2 – Morfologia : Identificação e Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome

3 – Sintaxe

3.1 – Frase – Oração
3.2 – Termos essenciais da oração

4 – Semântica

4.1 – Sinonímia e Antonímia  
4. 2 – Denotação e Conotação

  • Compreensão de Textos:

1 – Estrutura do texto: Mensagem, ideia central e ideias secundárias.
1.2- Significação contextual de palavras e expressões;
1.3- Tipo textual de certos segmentos do texto: descritivo, narrativo e dissertativo.
1.4 -Gêneros textuais: crônica, cartum, charge, tira, poema, conto, fábula, música.

Redação
A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão linguística.
A prova consistirá na elaboração de texto: narrativo, descritivo ou dissertativo.
Na redação, o desempenho do aluno será avaliado em três itens:
1)domínio da língua escrita
2)compreensão da proposta
3)argumentos



ü  MATEMÁTICA


  • Sistema de Numeração Decimal
  • Números Ordinais e Cardinais
  • Noções de Conjuntos
  • Conjunto dos Números Naturais
  • Operações Fundamentais
  • Expressões Numéricas
  • Noções de Dobro, Triplo, Quádruplo e Quíntuplo.
  • Múltiplos e Divisores
  • Máximo Divisor Comum
  • Mínimo Múltiplo Comum
  • Problemas
  • Sistema de Unidade de Medir
  • Ângulos
  • Perímetro de polígonos
  • Sólidos Geométricos




CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2016

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ü  LÍNGUA PORTUGUESA


  • Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Padrão culto e uso coloquial da
          linguagem
1.2 –  Emprego de vocabulário 
1.3 – Sons e Letras
1.4 – Ortografia -(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
2 – Morfologia : Identificação e Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome
2.5 – Numeral
2.6 – Advérbio

3 – Sintaxe

3.1 – Frase e Oração
3.2 – Termos essenciais da oração

4 – Semântica

4.1 – Sinonímia  e Antonímia  
4. 2 – Denotação e Conotação

  • Compreensão de Textos:

1 – Estrutura do texto: Mensagem, ideia central e ideias secundárias.
1.2- Significação contextual de palavras e expressões;
1.3- Tipo textual de certos segmentos do texto: descritivo, narrativo e dissertativo.
1.4 -Gêneros textuais: conto, crônica, cartum, charge, tira, poema, fábula, música,notícia.

Redação

A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão linguística.
A prova consistirá na elaboração de texto: narrativo, descritivo ou dissertativo.
Na redação, o desempenho do aluno será avaliado em três itens:
1)domínio da língua escrita
2)compreensão da proposta
3)argumentos



ü  MATEMÁTICA

  • Sistema de numeração decimal
  • Noções sobre sistema de numeração
       Egípcio e Romano.
  • Números Naturais
  • Operações com números naturais
  • (adição, subtração, mult. e Divisão)
  • Expressões numéricas envolvendo
as quatro operações
  • Resolução de problemas
  • Potenciação e raiz quadrada
de números naturais
  • Expressões numéricas
  • Múltiplos e divisores
·         Critério de divisibilidade
·         Máximo Divisor Comum
· Mínimo Múltiplo Comum
·         Ângulos
·         Medidas de ângulos
·         Retas paralelas e perpendiculares
·         Triângulos – classificação
Quadriláteros – classificação
·         Perímetro de polígonos
·         Frações
·         Operações com frações
·         Porcentagens








CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2016

8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


ü  LÍNGUA PORTUGUESA


  • Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Sons e Letras
1.2 – Emprego de vocabulário
1.3 – Ortografia  Vigente/-(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)


2 – Morfologia : Identificação e
      Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome
2.5 – Numeral
2.6 – Advérbio
2.7 – Interjeição
2.8 – Conjunção 

3 – Sintaxe

3.1 – Frase – Oração e Período
3.2 – Termos essenciais da oração,
          acessórios e integrantes 

4 – Semântica

4.1 – Significação das Palavras:
   Sinonímias – Antonímia e Paronímia.    
4. 2 – Denotação e Conotação

  • Compreensão de Textos:
  • Leitura e análise de textos;

1 – Coerência e Coesão
1.1 – Estrutura do texto: Mensagem, ideia central e ideias secundárias.
1. 2-Apreensão da ideia principal e das secundárias de um parágrafo;
1.3- Gêneros textuais, incluindo o reconhecimento.

Redação

A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão linguística. A prova consistirá na elaboração de texto: narrativo, descritivo ou dissertativo.
Na redação, o desempenho do aluno será avaliado em três itens:
1)domínio da língua escrita
2)compreensão da proposta
3)argumentos


ü  MATEMÁTICA


·         Conjunto dos Números Naturais e Inteiros
·         Operações e problemas
·         Frações e números decimais
·         Expressões numéricas
·         Potenciação e raiz quadrada
·         Proporcionalidade
·         Grandezas e comparação de grandezas
·         Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
·         Razão e Proporção
·         Regra de Três Simples e Composta
·         Juros Simples
·         Porcentagem
·         Equações do 1º grau
·         Problemas por meio de equações
·         Áreas e perímetros de figuras planas
·         Ângulos
·         Ângulos suplementares
·         Ângulos complementares
·         Ângulos opostos pelos vértices
·         Triângulos e Quadriláteros













CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2016
9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ü  LÍNGUA PORTUGUESA


  • Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Norma culta e variedades  linguísticas 
1.2 – Sons e Letras
1.3 – Ortografia Vigente-(ÚLTIMA REFORMA ORTOGRÁFICA)
2 – Morfologia : Identificação e Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome
2.5 – Numeral
2.6 – Advérbio
2.7 – Verbos Regulares e Irregulares
2.8 – Conjunção

3 – Sintaxe

3.1 – Termos da Oração : essenciais, acessórios e integrantes
3.2 – Sintaxe de concordância 

4 – Semântica

4.1 – Significação das palavras:
      Sinonímia, Antonímia e Paronímia   
4. 2 – Denotação e Conotação

  • Compreensão de Textos:
  •  Leitura e análise de textos;


1 – Coerência e Coesão
1.1 – Estrutura do texto: Mensagem, ideia central e ideias secundárias.
1. 2-Apreensão da ideia principal e das secundárias de um parágrafo;
1.3- Gêneros textuais, incluindo o reconhecimento; conto, crônica, cartum, charge, tira, poema, romance, reportagem, notícia, entrevista, artigo de opinião
1. 4- Relações de intertextualidade;

Redação

A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão linguística.
A prova consistirá na elaboração de texto: narrativo. descritivo ou dissertativo.
Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS

Competência   1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua  Portuguesa.
Competência   2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das  várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites  estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência   3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência   4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos  necessários para a construção da argumentação.
Competência  5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,respeitando os direitos humanos.


ü  MATEMÁTICA


.  Conjuntos numéricos
.  Números naturais
.  Números inteiros
.  Números racionais
.  Números irracionais
.  Potenciação e notação cientifica
.  Propriedades das potências
.  Notação cientifica
.  Radiciação
.  Cálculo algébrico
.Expressões algébricas
.       Monômios e polinômios
.       Produtos notáveis
.       Fatoração
.       Frações algébricas
.       Sistema de equações
.       Problemas
.       Ângulos e polígonos regulares
.       Circunferência e círculo
.       Noções de Estatísticas
.       Noções de Raciocínio Lógico
.       Regra de Três
.       Porcentagem








CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2016
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ü  LÍNGUA PORTUGUESA


·       Os candidatos serão avaliados quanto às seguintes competências:
·        
·         Interpretar, analisar e relacionar textos verbais e não-verbais; literários e não-lietrários;
·       Gênero do discurso e tipologia textual;
·        relações entre textos (intertextualidade);
·        aspectos do vocabulário;
·        relações sintático-semânticas entre unidades do texto;
·       tema, ideia principal e ideias secundárias;
·       ordenação de ideias e fatos;
·       (re)construção de informações explícitas e implícitas do texto.
·       Expressar o pensamento de forma estruturada na modalidade escrita da língua, de forma coerente e coesa; 
·         Dominar a norma culta da língua; Ortografia Vigente;(última reforma ortográfica)
·       ·  Demonstrar conhecimento de noções básicas de semântica (sinonímia, antonímia,
·       ambiguidade) e morfossintaxe (classes gramaticais e funções sintáticas).
·       ·Variação linguística
·       ·Figuras de linguagem


·       Redação
·        
·       * A prova de Redação contará de discussão argumentativa sobre temas da atualidade.
·        
·       Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS
·        
·       Competência   1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua  Portuguesa.
·       Competência   2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das  várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites  estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
·       Competência   3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações ,fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
·       Competência   4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos  necessários para a construção da argumentação.
·       Competência  5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
·        
·       A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a  seguir:
·        
·       ƒ ƒ 1- fuga total ao tema;
·       ƒ ƒ 2-não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
·       ƒ    3- texto com até 7 (sete) linhas;
·       ƒ ƒ4- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte  do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
·       ƒ   5- desrespeito aos direitos humanos;
·       ƒ  6-folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de  rascunho.


ü MATEMÁTICA


.              Conjuntos numéricos
.              Operações em IR
.              Radicais – operações com radicais
.                Relações entre potências e raízes
.              Potência com expoente racional
.              Cálculo algébrico: operações entre expressões algébricas, fracionárias, produtos notáveis e fatoração.
.              Equação do 2º grau
.              Equação Irracional
.              Equação Biquadradas
.              Conceito de função
.              Função do 1º grau
.              Função do 2º grau
.                                     Inequações do 1º e 2º grau
.                                     Juros
.                                     Porcentagem
.                                     Geometria
.                                     Teorema de Pitágoras
.                                     Teorema de Teles
.                                     Semelhança de triângulo
.                                     Casos de semelhança
.        Razões trigonométricas no triângulo
.                                     Triângulo retângulo
.                                     Triângulo qualquer
.                                     Polígonos e circunferência
.                                     Áreas de Figuras Planas
.        Lado e Apótema de polígonos regulares
.                                     Lei dos senos
.                       Lei dos Cossenos
.                       Noções de Raciocínio Lógico








CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2016

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ü  LÍNGUA PORTUGUESA


·         Os candidatos serão avaliados quanto às seguintes competências:
·          
·         ·   Interpretar, analisar e relacionar textos verbais e não-verbais; literários e não-lietrários;
·         · Gênero do discurso e tipologia textual;
·         ·  relações entre textos (intertextualidade);
·         ·  aspectos do vocabulário;
·         ·  relações sintático-semânticas entre unidades do texto;
·         ·  tema, ideia principal e ideias secundárias;
·         ·  ordenação de ideias e fatos;
·         ·  (re)construção de informações explícitas e implícitas do texto.
·         ·  Expressar o pensamento de forma estruturada na modalidade escrita da língua, de forma coerente e coesa; 
·                   · Dominar a norma culta da língua; Ortografia Vigente;(última reforma ortográfica)
·         ·  Demonstrar conhecimento de noções básicas de semântica (sinonímia, antonímia,
ambiguidade) e morfossintaxe (classes gramaticais e funções sintáticas).
·         Variação linguística
·         Figuras de linguagem
·          
·          
·         Redação
·          
·         * A prova de Redação contará de discussão argumentativa sobre temas da atualidade.
·          
·         Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES  COMPETÊNCIAS
·          
·         Competência   1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua  Portuguesa.
·         Competência   2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das  várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites  estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
·         Competência   3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
·         Competência   4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos  necessários para a construção da argumentação.
·         Competência  5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,respeitando os direitos humanos.

A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a  seguir:

1- fuga total ao tema;
 2-não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
       3- texto com até 7 (sete) linhas;
4- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte  do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
  5- desrespeito aos direitos humanos;
  6-folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de  rascunho



ü  MATEMÁTICA

·         Conjuntos e Conjuntos Numéricos
·         Funções
·         Função Polinomial do 1º e 2º Grau
·         Função Modular
·         Função Exponencial
·         Função Logarítmica
·         Noções de Matemática Financeira
·         Sequencias Numéricas
·         PA e PG
·         Trigonometria no Triângulo Retângulo
·         Funções Trigonométricas
·         Geometria Plana
·         Problemas
  • Noções de Raciocínio Lógico







CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2016

3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO


LÍNGUA PORTUGUESA


Os candidatos serão avaliados quanto às seguintes competências:

·   Interpretar, analisar e relacionar textos verbais e não-verbais; literários e não-lietrários;
· Gênero do discurso e tipologia textual;
·  relações entre textos (intertextualidade);
·  aspectos do vocabulário;
·  relações sintático-semânticas entre unidades do texto;
·  tema, ideia principal e ideias secundárias;
·  ordenação de ideias e fatos;
·  (re)construção de informações explícitas e implícitas do texto.
·  Expressar o pensamento de forma estruturada na modalidade escrita da língua, de forma coerente e coesa; 
          · Dominar a norma culta da língua; Ortografia Vigente;(última reforma ortográfica)
·  Demonstrar conhecimento de noções básicas de semântica (sinonímia, antonímia,
ambiguidade) e morfossintaxe (classes gramaticais e funções sintáticas).
·Variação linguística
·Figuras de linguagem


Redação

* A prova de Redação contará de discussão argumentativa sobre temas da atualidade.

Na redação, SERÃO AVALIADAS AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS

Competência   1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua  Portuguesa.
Competência   2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das  várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites  estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência   3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência   4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos  necessários para a construção da argumentação.
Competência  5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,respeitando os direitos humanos.

A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a  seguir:

ƒ ƒ 1- fuga total ao tema;
ƒ ƒ 2-não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
ƒ    3- texto com até 7 (sete) linhas;
ƒ ƒ4- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte  do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
ƒ   5- desrespeito aos direitos humanos;
ƒ  6-folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de  rascunho.


ü  MATEMÁTICA

.        Matrizes
.        Determinantes
.        Sistemas lineares
.        Análise combinatória
.        Binômio de Newton
.        Matemática Financeira
.        Estatísticas 




.        Sequencias Numérica e Progressões
.        Trigonometria nos Triângulos
.        Funções Trigonométricas
.        Geometria Euclidiana
.        Geometria espacial métrica
.        Área e Volumes de Sólidos Geométricos
.        Problemas
.     Noções de Raciocínio Lógico