terça-feira, 10 de novembro de 2009

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2010



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Teste:09/01/2009



COLÉGIO DE APLICAÇÃO
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA
Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE.
CGC/MF 11.115.011/0001-33 – Fones(087) 3831-1035 – FAX: 38312698





CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2010

5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL


LÍNGUA PORTUGUESA

Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Sons e Letras
1.2 – Estudo de vocabulário
1.3 – Padrão culto e uso coloquial da
linguagem.

2 – Morfologia : Identificação e
Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome


3 – Sintaxe

3.1 – Frase – Oração
3.2 – Termos essenciais da oração

4 – Semântica

4.1 – Sinôminos e Antônimos
4. 2 – Denotação e Conotação

Compreensão de Textos:

1 – Estrutura do texto: Mensagem, idéia central e idéias secundárias.
1.2- Significação contextual de palavras e expressões;
1.3- Tipo textual de certos segmentos do texto: descritivo,narrativo e dissertativo.

Redação
A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão lingüística. Para isso, a prova consistirá na elaboração de um texto narrativo-descritvo ou informativo-argumentativo, tais como: narrativa ficcional, carta familiar, análise opinativa a partir de um tema.

MATEMÁTICA

Noções de Conjuntos
Símbolos Relacionados com conjuntos e Significações
Numeração e Contagem
Sistema Decimal e Numeração
Números Ordinais e Números Cardinais
Números Inteiros Consecutivos – Pares e Impares
Operações Fundamentais
Noções de Dobro, Triplo, Quádruplo e Quíntuplo
Sistema de Unidade de Medir
Máximo Divisor Comum
Mínimo Múltiplo Comum
Noções de Geometria
Ângulos
Polígonos
Figuras Planas
Sólidos Geométricos


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Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2010
6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL



LÍNGUA PORTUGUESA

Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Padrão culto e uso coloquial da
linguagem
1.2 – Emprego de vocabulário
1.3 – Sons e Letras
1.4 – Ortografia

2 – Morfologia : Identificação e
Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome
2.5 – Numeral
2.6 – Advérbio

3 – Sintaxe

3.1 – Frase e Oração
3.2 – Termos essenciais da oração

4 – Semântica

4.1 – Sinôminos e Antônimos
4. 2 – Denotação e Conotação

Compreensão de Textos:

1 – Estrutura do texto: Mensagem, idéia central e idéias secundárias.
1.2- Significação contextual de palavras e expressões;
1.3- Tipo textual de certos segmentos do texto: descritivo,narrativo e dissertativo.

· Redação
A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão lingüística. Para isso, a prova consistirá na elaboração de um texto narrativo-descritvo ou informativo-argumentativo, tais como: narrativa ficcional, carta e análise opinativa a partir de um tema.

MATEMÁTICA


Sistema de numeração decimal
Noções sobre sistema de numeração
Egípcio e Romano.
Números Naturais
Operações com números naturais
(adição, subtração, mult. e Divisão)
Expressões numéricas envolvendo
as quatro operações
Resolução de problemas
Potenciação e raiz quadrada
de números naturais
Quadros e cubos
Expressões numéricas
Múltiplos e divisores
· Seqüência de múltiplos de um número
· Critério de divisibilidade
· M.m.c e m.d.c
· Ângulos
· Identificação, elementos e representação
· Medidas de ângulos
· Retas paralelas e perpendiculares
· Triângulos – classificação
· Quadriláteros – classificação
· Perímetro de polígonos
· Frações
· Comparação
· Equivalentes
· Leitura
· Operações com frações
· Porcentagens

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Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2010

7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL


LÍNGUA PORTUGUESA

Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Sons e Letras
1.2 – Emprego de vocabulário
1.3 – Ortografia

2 – Morfologia : Identificação e
Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome
2.5 – Numeral
2.6 – Advérbio
2.7 – Interjeição
2.8 – Conjunção

3 – Sintaxe

3.1 – Frase – Oração e Período
3.2 – Termos essenciais da oração,
acessórios e integrantes

4 – Semântica

4.1 – Significação das Palavras:
Sinôminos – Antônimos e Parônimos.
4. 2 – Denotação e Conotação

Compreensão de Textos:
Leitura e análise de textos;

1 – Coerência e Coesão
1.1 – Estrutura do texto: Mensagem, idéia central e idéias secundárias.
1. 2-Apreensão da idéia principal e das secundárias de um parágrafo;
1.3- Gêneros textuais,incluindo o reconhecimento.

Redação
A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão lingüística. Para isso, a prova consistirá na elaboração de um texto narrativo-descritvo ou informativo-argumentativo, tais como: narrativa ficcional, carta, fato e opinião, campanha publicitária, análise opinativa a partir de um tema.

MATEMÁTICA

· Frações e números decimais na reta numérica
· Expressões numéricas
· Potenciação e raiz quadrada de números decimais
· Proporcionalidade
· Grandezas e comparação de grandezas
· Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
· Razão e porcentagem
· Áreas
· Triângulos
· Trapézio
· Paralelogramo
· Conjunto dos números inteiros
· Equações
· Equações do 1º grau
· Problemas por meio de equações
· Ângulos
· Ângulos suplementares
· Ângulos complementares
· Ângulos opostos pelos vértices
· Grau e subdivisões do grau
· Soma das medidas dos ângulos internos ou quadriláteros.





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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2010

8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL



LÍNGUA PORTUGUESA

Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Norma culta e variedades
lingüísticas
1.2 – Sons e Letras
1.3 – Ortografia

2 – Morfologia : Identificação e
Classificação

2.1 – Substantivo
2.2 – Adjetivo
2.3 – Artigo
2.4 – Pronome
2.5 – Numeral
2.6 – Advérbio
2.7 – Verbos Regulares e Irregulares
2.8 – Conjunção

3 – Sintaxe

3.1 – Termos da Oração : essenciais,
acessórios e integrantes
3.2 – Sintaxe de concordância

4 – Semântica

4.1 – Significação das palavras:
Sinôminos, Antônimos e Parônimos
4. 2 – Denotação e Conotação

Compreensão de Textos:
Leitura e análise de textos;



1 – Coerência e Coesão
1.1 – Estrutura do texto: Mensagem, idéia central e idéias secundárias.
1. 2-Apreensão da idéia principal e das secundárias de um parágrafo;
1.3- Gêneros textuais,incluindo o reconhecimento;
1. 4- Relações de intertextualidade;

Redação
A produção de texto tem por objetivo avaliar a organização lógica, a coerência e a clareza na expressão lingüística. Para isso, a prova consistirá na elaboração de um texto narrativo-descritvo ou informativo-argumentativo, tais como: narrativa ficcional, fato e opinião, carta do leitor e relato de memórias a partir de um tema.


MATEMÁTICA

. Conjuntos numéricos
. Números naturais
. Números inteiros
. Números racionais
. Números irracionais
. Potenciação e notação cientifica
. Propriedades das potências
. Notação cientifica
. Radiciação
. Cálculo algébrico
. Expressões algébricas
. Monômios e polinômios
. Produtos notáveis
. Fatoração
. Frações algébricas
. Sistema de equações
. Ângulos e polígonos regulares
. Circunferência e círculo
. Noções de Estatísticas



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FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA
Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE.
CGC/MF 11.115.011/0001-33 – Fones(087) 3831-1035 – FAX: 38312698




CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2010

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO


LÍNGUA PORTUGUESA

· Gramática

1 – Fonologia

1.1 – A expressão escrita : Ortografia
1.2 – Acentuação Tônica e acentuação
gráfica.

2 – Morfologia

2.1 – Estrutura das Palavras
2.2 – Formação das Palavras

3 – Sintaxe

3.1 – Frase, Oração e Período
3.2 – Período Composto: Orações
Coordenadas e Subordinadas

4 – Semântica e Estilística

4.1 – Significação das Palavras:
Sinôminos, Antônimos, Parônimos e
Homônimos.
4. 2 – Figuras de Linguagem
4.3 – Denotação e Conotação

· Compreensão de Textos:
Leitura e análise de textos;

1 – Funções da Linguagem
1.2 – Tipos de Texto: descritivo, narrativo dissertativo.
1.3 – Estrutura do Texto: Mensagem, idéia
central e idéias secundárias.
1.4 – Coerência e Coesão
1. 5-Apreensão da idéia principal e das secundárias de um parágrafo;
1.6- Gêneros textuais,incluindo o reconhecimento;
1. 7- Relações de intertextualidade;
1. 8- Linguagem verbal e não-verbal.

· Redação
A prova será constituída da produção de gêneros textuais/discursivos, como carta, resumo, texto publicitário e convite, contemplando os seguintes aspectos:

· Estrutura textual: adequação da organização textual aos diversos gêneros.
· Elementos de textualidade: coesão, coerência, intencionalidade, informatividade e intertextualidade.
· Linguagem: uso da norma culta da língua escrita; usos da linguagem adequados aos diferentes gêneros textuais/discursivos: crônica, carta do leitor, carta de apresentação e resumos de textos.

* A prova de Redação contará de discussão argumentativa sobre temas da atualidade.

MATEMÁTICA

. Conjuntos numéricos
. Operações em IR
. Radicais – operações com radicais
. Relações entre potências e raízes
. Potência com expoente racional
. Cálculo algébrico: operações entre expressões algébricas, fracionárias, produtos notáveis e fatoração.
. Equação do 2º grau
. Equação Irracional
. Equação Biquadradas
. Conceito de função
. Função do 1º grau
. Função do 2º grau
. Inequações do 1º e 2º grau
. Geometria
. Teorema de Pitágoras
. Teorema de Teles
. Semelhança de triângulo
. Casos de semelhança
. Razões trigonométricas no triângulo
. Triângulo retângulo
. Triângulo qualquer
. Polígonos e circunferência
. Áreas de Figuras Planas
. Lado e Apótema de polígonos regulares
. Lei dos senos
. Lei dos Cossenos



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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2010

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Ortoépia e Prosódia
1.2 – Ortografia
1.3 – Acentuação gráfica

2 – Morfologia

2.1 – Estrutura das Palavras
2.2 – Formação das Palavras
2.3 – Classificação e flexão das
palavras: Substantivo, Adjetivo,
Pronome, Verbo, e Numeral.

3 – Semântica

3.1 – Significação das Palavras
3.2 – Sinônimos e Antônimos
3.3 – Homônimos e Parônimos
3.4 – Polissemia
3.5 – Denotação e Conotação

4 –Sintaxe

4.1 – Frase – Oração e Período
4. 2 – Emprego dos Sinais de
Pontuação
4.3 – Sintaxe de Concordância

Compreensão de Textos:
Leitura e análise de textos;

Significado contextual de palavras e expressões;
.* Linguagem verbal e não-verbal.


Relações de Intertextualidade;

Gêneros textuais, incluindo o reconhecimento,

Propósito ou finalidade pretendida;

1 – A Comunicação: Figuras de
Linguagem
1.1 – Funções da Linguagem
1.2 – Tipos de Texto: descritivo,
narrativo, dissertativo.
1.3 - Estrutura do texto: Mensagem,
idéia central e idéias secundárias.
1.4 – Coerência e Coesão

Redação
A prova será constituída da produção de gêneros textuais/discursivos, como carta, resumo, texto publicitário e convite, contemplando os seguintes aspectos:

· Estrutura textual: adequação da organização textual aos diversos gêneros.
· Elementos de textualidade: coesão, coerência, intencionalidade, informatividade e intertextualidade.
· Linguagem: uso da norma culta da língua escrita; usos da linguagem adequados aos diferentes gêneros textuais/discursivos.

*A prova de Redação contará de discussão argumentativa sobre temas da atualidade.


MATEMÁTICA

· Conjuntos
· Funções
· Função Polinomial do 1º e 2º Grau
· Função Modular
· Função Exponencial
· Função Logarítma
· Noções de Matemática Financeira
· Seqüências Numéricas
· Trigonometria no Triângulo Retângulo
· Conhecimentos Básicos de Aritmética e Álgebra




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Av.Afonso Magalhães, S/N – SERRA TALHADA – PE.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO – 2010

3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO


LÍNGUA PORTUGUESA

· Gramática

1 – Fonologia

1.1 – Fonemas
1.2 – Ortografia
1.3 – Acentuação gráfica

2 – Morfologia – A palavra e seus
paradigmas

2.1 – Estrutura das palavras
2.2 – Formação das palavras

3 – Sintaxe : A Palavra em Ação

3.1 – Frase, Oração e Período
3.2 – Analise sintática : Período
Simples e Composto
3.3 – Sintaxe de Concordância
3.4 – Sintaxe de Regência
3.5 – Sintaxe de Colocação

4 – Semântica e Estilística : Estilo e
Sentido

4.1 – Figuras de Linguagem
4. 2 – Sinonímias, Antonímia,
Hiponímia, Hiperonímia
Polissemia e Ambigüidade.

· Compreensão de Textos:
Leitura e análise de textos;

Significado contextual de palavras e expressões;
Relações de Intertextualidade;
* Linguagem verbal e não-verbal.

Gêneros textuais, incluindo o reconhecimento,

Propósito ou finalidade pretendida;

1 – A Comunicação: linguagem, texto e
discurso
1.1 – Funções da Linguagem
1.2 – Tipos de Texto: descritivo,
narrativo, dissertativo,
explicativo e instrutivo.
1.3 – Coerência e Coesão
1. 4- Relações de referenciação e substituição entre partes do texto.

· Redação
A prova será constituída da produção de gêneros textuais/discursivos, como artigo de opinião, texto publicitário e convite, contemplando os seguintes aspectos:

Estrutura textual: adequação da organização textual aos diversos gêneros.
Elementos de textualidade: coesão, coerência, intencionalidade, informatividade e intertextualidade.
Linguagem: uso da norma culta da língua escrita; usos da linguagem adequados aos diferentes gêneros textuais/discursivos.

* A prova de Redação contará de discussão argumentativa sobre temas da atualidade.

MATEMÁTICA

. Matrizes
. Igualdade de matrizes e operações
. Multiplicação de um número real
por uma matriz
. Matriz inversa
. Determinantes
. Sistema lineares
. Análise combinatória
. Fatorial
. Arranjo simples
. Permutação simples
. Combinação simples
. Números binômios
. Triângulo pascal
. Binômio de Newton
. Áreas de figuras planas
. Geometria espacial métrica
. Cubo
. Cilindro
. Cones
. Pirâmides
. Esfera